• E-mail : kataokapaisagismo@hotmail.com

  • Telefone : (91) 98127-4053

Dicas Sobre a Grama

A água


Uma das dúvidas mais frequentes está relacionada à quantidade de água a ser fornecida para a grama. Nas primeiras 2 a 4 semanas mantenha a grama úmida o tempo todo para que as raízes se fixem firmemente no solo.

O gramado não deve ser encharcado no tratamento de manutenção. A freqüência da irrigação deve ser feita de acordo com o clima da região e da espécie plantada. Considere intervalos mínimos de 15 dias no verão e de no máximo 60 dias no inverno para a rega.

A poda


Um gramado bem aparado é certeza de sucesso em um projeto paisagístico. Tenha cuidado na primeira vez que for podar seu gramado até que esteja firmemente fixado no solo.

A grama cresce de acordo com cada espécie, podendo ser mais rápida ou lentamente. Em geral, aquelas indicadas para climas quentes crescem mais rápido. Elas devem, portanto, ser podadas com frequência. A necessidade de poda pode ser verificada pelo tamanho das folhas. A regra básica é nunca remover mais que um terço da lâmina foliar, aproximadamente, 2 a 3 cm. Vale lembrar que ao deixar as aparas no solo, elas vão se desfazer rapidamente, enriquecendo o mesmo.

A adubação


É preciso garantir nutrientes para o gramado. Além de material orgânico, o solo precisa de fertilizantes ricos em nitrogênio, fósforo e potássio.

É necessário cuidado, pois o adubo pode queimar as folhas. Pode-se utilizar 0,20g, por exemplo, de NPK (uma combinação de material orgânico e fertilizante) para cada m² de área gramada. Aplicar sempre com o gramado úmido e irrigar logo após. Para resultados efetivos, conte com serviços de profissionais, os quais executarão o serviço sem causar danos ao gramado.

O solo


A grama tem diferentes padrões de qualidade e o sucesso do gramado depende de como você prepara o solo para recebê-lo. Elimine qualquer vegetação existente. Remova quaisquer pedras, gravetos, raízes e restos, então revolva para nivelar para o seu grau final.

Faça cortes no novo solo com intuito de aerar o solo. O nível do solo deve ser de 2,5 a 4 cm abaixo de quaisquer calçadas ou áreas pavimentadas. Faça a medição da área para adquirir a quantidade certa de grama.

A manutenção


Para não ter surpresas é necessário que todos os critérios sejam analisados. Um gramado saudável necessita da correta manutenção.

  • Verifique a altura da poda indicada, pois efetuada incorretamente prejudica o gramado.
  • Adube anualmente com fórmulas semelhantes ao N.P.K 20.50.20, sempre em pequenas quantidades.
  • Fique atento às pragas mantendo-as sob controle. Conte com apoio de um técnico para vistorias.

Quer saber mais sobre a KATAOKA PAISAGISMO?

Clique Aqui

Copyright © 2016 - Kataoka Paisagismo - Por William Alcântara.

Scroll to Top